Instituto lança livro técnico em comemoração aos 100 anos

Fruto de cinco anos de trabalho, a vice-presidência de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia lançará, em comemoração aos 100 anos da Casa, o livro Diretrizes Técnicas de Engenharia Diagnóstica em Edificações. 

Publicado pela editora Leud, o livro foi desenvolvido juntamente com a diretoria de Cursos, o Departamento de Engenharia de Produção e as Divisões Técnicas de Avaliações e Perícias e de Patologias das Construções. 

A obra será lançada em Portugal, entre os dias 6 e 9 de junho, durante o I Workshop Luso-Brasileiro de Engenharia Diagnóstica em Edificações, que tem a coordenação do Instituto de Engenharia em parceria com a Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura. O Instituto será representado pela engenheira Miriana Marques, vice-presidente de Atividades Técnicas, e pelo engenheiro Tito Livio Ferreira Gomide, coordenador do evento e da DT de Patologias das Construções, do Instituto.

A seguir, confira uma breve entrevista sobre o livro, com Miriana Marques, engenheira Civil, com forte atuação no Instituto de Engenharia desde 1989 e, atualmente, vice-presidente de Atividades Técnicas. 

O livro Diretrizes Técnicas de Engenharia Diagnóstica em Edificações é uma compilação das Diretrizes Técnicas desenvolvidas ao longo dos últimos anos? 

Miriana Marques – Sim. As Diretrizes foram publicadas individualmente em nosso site e agora estão reunidas nesse livro, com aprimoramentos, comentários adicionais e esclarecedores sobre os textos. 

Desde quando a equipe vem trabalhando nas Diretrizes para o livro? 

Miriana Marques – Esse trabalho vem sendo idealizado desde 2011, e agora, no centenário do Instituto de Engenharia, nos sentimos orgulhosos em publicar para conhecimento de toda a Engenharia Brasileira. 

Como surgiu a ideia de fazer o livro? 

Miriana Marques – A idea foi inspirada nas ferramentas da Engenharia Diagnóstica, que possuem enfoques diferenciados, incluindo a sua aplicação prática, portanto, com a doutrina publicada em 2011, sentimos a necessidade de detalhar referidas ferramentas. 

A ideia foi plantada na Divisão Técnica de Patologia das Construções, capitaneada de fato pelo engenheiro Tito Livio Ferreira Gomide. Germinou no Departamento de Engenharia de Produção, dirigido pelo engenheiro Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto e floresceu com o apoio davice-presidência de Atividades Técnicas. Eu apoiei o projeto, no âmbito do Departamento, e o diretor de Curso, engenheiro Marco Antônio Gullo, abraçou a relatoria do livro, materializando o projeto cujo tema foi aprovado pela Leud Editora, por meio do seu produtor, Luiz Antonio Martins, o que resultou nessa importante e inovadora publicação.

Como foram as reuniões de trabalho? 

Miriana Marques – Os capítulos foram desenvolvidos a partir dos textos das Diretrizes que foram publicadas ao longo dos anos tendo como coordenadores os engenheiros: Tito Lívio, Jerônimo Cabral, Marco Antonio Gullo e Stella Marys Della Flora. 

Nas reuniões mensais do Departamento de Engenharia de Produção as sugestões de aprimoramento foram apresentadas, discutidas, os textos foram aprimorados e referendados. Os capítulos tiveram como autores das introduções os engenheiros Tito Lívio, Miriana Marques, Jerônimo Cabral, Marco Gullo, Antonio Braga, Stella Marys e José Marques. Contamos com o privilégio de o livro ser prefaciado pelo dr. Marcos de Lima Porta, eminente magistrado do estado de São Paulo, e a apresentação do engenheiro Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia, que apresentou o livro por meio da “Palavras do Presidente”. 

Qual o objetivo do livro perante o mercado? O mercado editorial estava carente de publicações dessa linha? 

Miriana Marques – Certamente a Engenharia Nacional carece de publicações técnicas dessa envergadura, pelo conteúdo e diretrizes de trabalho no âmbito pericial judicial, mas, essencialmente, na esfera extrajudicial. As palavras esclarecedoras formuladas pelo engenheiro Tito Lívio, reproduzidas a seguir e extraídas da introdução do capítulo de abertura do livro, podem traduzir o espírito desta consagrada e esperada publicação: 

“As diretrizes do Instituto de Engenharia foram produzidas com esse enfoque técnico que, além de lógico, bem classifica as ferramen¬tas, facilitando o entendimento da disciplina e mais, a sua objetiva aplicação prática. Além disso, fica claro que esses regramentos servem não somente como prova pericial, mas principalmente, como instru¬mentos de aprimoramento da qualidade predial. Historicamente, todas essas ferramentas sempre foram utilizadas e aplicadas na atividade pericial, mas sem a devida separação das fa¬ses dessa lógica sequencial, propiciando equívocos e favorecendo a mistificação. Muitas pessoas, inclusive peritos e juízes, denominavam perícia simples vistoria cautelar, e também o inverso, supervalorizan¬do ou desvalorizando indevidamente o trabalho técnico. Com a devi¬da classificação das ferramentas diagnósticas, fácil o devido enqua¬dramento da investigação na fase correta. As presentes Diretrizes de Engenharia Diagnóstica em Edificações são as precursoras nesse moderno enfoque técnico, e já se consagra¬ram nacionalmente, após a publicação no site do Instituto de Engenharia. Os tópicos das diretrizes falam por si só, sendo verdadeiro sumá¬rio das ferramentas diagnósticas, metodologias e procedimentos bási¬cos para a elaboração dos trabalhos técnicos da disciplina. Finalizando, cabe consignar o mérito dos componentes da comis¬são que elaborou o presente diploma técnico, pois trabalho homogê¬neo, objetivo e de utilidade prática inestimável para os engenheiros diagnósticos e peritos de engenharia.” 

A equipe tem em mente redigir novas diretrizes? Quais serão os próximos passos? 

Miriana Marques – Certamente o Departamento de Engenharia de Produção, por meio das Divisões que a compõem, tem se reinventado e contribuído, decisivamente, com a produção técnica científica do Instituto de Engenharia, cujos trabalhos têm sido alvo de premiações reiteradas, nos últimos anos. 

Como resultado vem colhendo frutos, sendo laureada pelo trabalho profícuo de seus membros, através de reuniões, palestras, seminários, workshops entre as principais atividades desenvolvidas, que vêm promovendo com sucesso e reconhecimento, incluída a de representação institucional, em eventos diversos, prestigiando e sendo prestigiada em diversas oportunidades, engrandecendo o nosso Instituto de Engenharia. Os projetos são ambiciosos e envolvem, entre outras publicações, os anais do I Workshop Luso-Brasileiro de Engenharia Diagnóstica em Edificações, que estão na pauta. 

Fale um pouco sobre o lançamento do livro em Lisboa e a presença do Instituto no I Workshop Luso-Brasileiro de Engenharia Diagnóstica em Edificações. 

Miriana Marques – O Instituto de Engenharia é uma referência centenária da Engenharia Nacional e a Universidade de Lisboa – FUNDEC – é um patrimônio da Engenharia Portuguesa. A somatória de esforços foi consolidada por meio do convênio celebrado entre as duas entidades. A inspeção e manutenção periódica de edifícios é uma atividade com um crescimento significativo em Portugal e no Brasil, sendo aqui já obrigatória, o que permitiu criar uma nova área de atividades para os profissionais da construção. Tendo em vista dar formação técnica nesse tipo de atividade e, simultaneamente, proporcionar o conhecimento dos procedimentos atualmente existentes em ambos os países, a FUNDEC e o Instituto de Engenharia do Brasil organizaram o primeiro evento em comum. 

O livro também será uma ferramenta de apoio no assunto naquele país, por isso de sua importância em ser lançado no evento.
Lembro que todos estão convidados a participar do Workshop, basta acessar nosso site que lá encontrarão todas as informações.

Autor: Isabel Dianin