Outorga do Colar Carlos de Souza Nazareth marca os 100 anos do Instituto de Engenharia

João Ernesto Figueiredo (ao centro) recebe de Adolfo Bolivar Savelli e Roberto Ordine, ambos da Associação Comercial de São Paulo, o Colar Carlos de Souza Nazareth

O Instituto de Engenharia recebeu, em celebração ao seu centenário, o Colar Carlos de Souza Nazareth. A outorga foi concedida pela Associação Comercial de São Paulo durante sessão solene em comemoração aos 84 anos do Movimento Constitucionalista de 1932, em 4 de julho, no auditório do Instituto de Engenharia. 

A honraria é entregue a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pela prática de ações de relevo em prol do bem comum, inspiradas no civismo e aperfeiçoamento da sociedade.
Membro do conselho do Instituto de Engenharia, João Ernesto Figueiredo, representou Camil Eid, presidente da Casa, e recebeu a homenagem. 

Em seu discurso, Figueiredo destacou a forte atuação do Instituto de Engenharia durante o Movimento Constitucionalista. “O Instituto foi importante protagonista deste evento acatando voluntários que se inscreveram na Comissão Inspetora das Delegacias Técnicas, criada e sob o comando, à época, do ex-presidente de nossa entidade Alexandre Albuquerque. Na ocasião, 737 engenheiros e 367 profissionais de outras áreas, idealistas, aqui se inscreveram e foram à luta.” 

Ele ainda destacou que, em 100 anos de atividades, o Instituto esteve presente em quase todos os grandes acontecimentos da cidade e do País. “Cito cinco ações empreendidas pela entidade: a execução do primeiro Plano Diretor da cidade de São Paulo, a participação na revolução de 32, e a criação da COSIPA, da Escola de Engenharia Mauá e do Proálcool”. 

Além do Instituto de Engenharia, receberam o Colar Carlos de Souza Nazareth a professora Dra. Nelly Martins Farreira Candeias, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; Maria da Glória Ribas Baumgart, diretora de Marketing do Shopping Center Norte; Ana Karin Dias de Almeida Andrade, prefeita do município de Cruzeiro, e Shigeaki Ueki, ex-ministro de Minas e Energia e ex-presidente da Petrobras, representado por Og Pozzoli. 

Durante a cerimônia houve a apresentação do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo e, ao término, uma exposição, no saguão do Instituto, sobre o Movimento Constitucionalista de 1932. 

Agradecimentos

O Instituto de Engenharia, em nome do seu presidente, Camil Eid, agradece o empenho de todos na organização desta cerimônia, como João Ernesto Figueiredo, conselheiro do Instituto de Engenharia, Roberto Berkes, vice–presidente de Assuntos Internos Instituto de Engenharia, Fabiano Sanninno, diretor de Assuntos Universitários do Instituto de Engenharia, Adolfo Bolivar Savelli, conselheiro do Instituto e coordenador geral do Conselho Cívico e Cultural, da  ACSP.

Clique aqui e e veja a galeria de imagnes da cerimônia.

Clique aqui e veja o discurso na íntegra.

Autor: Isabel Dianin