Escolas de Engenharia

Instituto Mauá de Tecnologia e Colégio Dante Alighieri iniciam parceria para Projetos Aeroespaciais

Publicado em 27 de março de 2017


Iniciativa possibilita que alunos do Ensino Fundamental e Médio tenham contato com a graduação, cientistas e engenheiros

O Instituto Mauá de Tecnologia e o Colégio Dante Alighieri firmaram parceria para a construção de um Balão Meteorológico. Todo o projeto será desenvolvido pelos alunos das duas instituições e coordenado pelo Núcleo de Sistemas Embarcados – NSEE do Instituto Mauá de Tecnologia, além do apoio dos professores da casa, Vanderlei Parro, Joseph Saab, Sérgio Ribeiro e Gilberto Murakami. 

Atualmente, a equipe do prof. Vanderlei Parro está construindo o Cubesat, um satélite em miniatura em formato de cubo, usado para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras. No mundo inteiro, os projetos de Cubesat são desenvolvidos por alunos e é uma oportunidade para aprenderem a trabalhar com sistemas complexos e multidisciplinares. 

Os encontros entre os alunos da Mauá e do Colégio Dante Alighieri são quinzenais e, além das aulas no Campus, está prevista uma visita técnica ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE em São José dos Campos, onde os alunos poderão visitar o Laboratório de Integração e Testes (LIT), setor de Lançamento de Balões e demais áreas de atuação. 

“Essa experiência permitirá que os alunos do Dante melhorem sua compreensão e desenvolvam suas habilidades teóricas e práticas, relacionadas com a pesquisa científica, como: desenho técnico; análise de dados e sua representação; trabalho em equipe; gestão de projetos; projeto e construção de circuitos eletrônicos; projeto e desenvolvimento de programas de computador (software) e rotinas de testes”, destaca o Prof. Gilberto Murakami, coordenador do projeto no IMT. 

No primeiro lançamento do Balão Atmosférico previsto para junho deste ano, os alunos realizarão a coleta de dados de bactérias existentes na atmosfera, medição de raios ultravioleta, pressão, temperatura e umidade. 

“A expectativa da escola é a de que nossos alunos tenham esse primeiro contato com a graduação e aprendam como é o dia a dia de um cientista e engenheiro na atuação de soluções para problemas reais. 

Essa experiência também possibilitará o estímulo entre outros estudantes para que, futuramente, consigam atuar em novos projetos”, comenta uma das orientadoras do projeto no Colégio Dante Alighieri, professora Cristiane Tavolaro. 

Os alunos selecionados do colégio Dante Alighieri, para esse projeto, fazem parte da equipe do AstroDante – grupo de Astronomia do programa Cientista Aprendiz, programa de pré-iniciação científica do Colégio Dante Alighieri. Nesse programa, os alunos desenvolvem projetos de investigação com o uso de metodologia científica.


Patrocinados

Comente no Facebook

Conheça a estrutura do Instituto e o que ele pode oferecer para você